Página inicialPromoçõesInformáticaCadeira Diretor de Cinema DobrávelBanquetas para Cozinhas
Lajeado, 19.04.2024

PRODUTOS

Acessórios Vídeo Game  Acessórios Vídeo Game

Banquetas cromadas  Banquetas cromadas

Cadeiras para decoração de quarto infantil  Cadeiras coloridas

Cadeiras cromadas para cozinhas  Cadeiras cromadas

Cadeiras de Escritório  Cadeiras de Escritório

Cadeiras em polipropileno  Cadeiras em polipropileno

Cadeiras para cozinhas Artri Móveis, Cadeiras cromadas para cozinhas  Cadeiras para cozinhas

Cadeiras Plásticas  Cadeiras Plásticas

Jogos em Revista - Fullgames  Jogos em Revista

Jogos para o Console Nintendo Wii  Jogos Nintendo Wii

Jogos Games Playstation 2 EA Games Activision   Jogos PlayStation 2

Jogos PlayStation 3  Jogos PlayStation 3

Controle para console Playstation PS3  Joystick Playstation PS3

Joystick PlayStation PSX2  Joystick PlayStation PSX2

Joystick USB (PC)  Joystick USB (PC)

Joystick WI-FI (PS2)  Joystick WI-FI (PS2)

Longarinas ISO  Longarinas ISO

Longarinas linha Ergo  Longarinas linha Ergo

Longarinas Rhodes Sigma  Longarinas Rhodes Sigma

Memory Card Stick  Memory Card Stick

Poltronas cromadas  Poltronas cromadas

PSP - PlayStation Portátil, Video Game Portátil  PSP - PlayStation - WII

Volante Pedal e Marcha  Volante Pedal e Marcha

Documentários, Históricos e comentários relacionados com Games e Acessórios  X Materias Relacionadas

XBOX  XBOX



Playstation PSX - Retrospectiva e história

X Materias Relacionadas
Todas


03 de Dezembro de 1994 - O primeiro console da gigante dos eletrônicos, a Sony, é lançado no Japão.

A história de desenvolvimento do primeiro videogame da Sony é bastante curiosa, e nos remete há quase 4 anos antes do seu lançamento. Originalmente a Sony tinha feito um acordo a Nintendo para desenvolver o sistema de CD para o SNES, para competir com o Mega CD. Por divergências na cobrança de royalties, o acordo foi desfeito, mesmo com o projeto (já com o nome de Playstation) em avançado estágio de desenvolvimento.

Playstation psx

Com um abacaxi nas mãos, a Sony decidiu investir todo o seu poderio financeiro no projeto, e fez uma parceria com a LSI para desenvolver os chips do novo console, adicionando musculatura extra para que ele pudesse concorrer com a nova safra de videogames, como o 3DO, Jaguar e o próprio Saturn, da Sega. E foi assim que, no finalzinho de 1994, surgia o Playstation, que por ironia do destino, viria a derrubar a Nintendo do topo da indústria de games.

O lançamento no Japão foi um sucesso, graças a títulos que replicavam perfeitamente os arcades da época, como Ridge Racer e Tekken. No verão japonês de 1995, o console já tinha vendido 1 milhão de unidades, mas continuava atrás do seu principal rival, o Sega Saturn. Nos EUA, o Playstation, foi lançado em 9 de Setembro de 1995, vendendo mais de 100 mil unidades no primeiro fim de semana.

Projetado para ser um videogame que manipulasse com maestria polígonos e ambientes em 3D, o Playstation, também conhecido pela sigla PSX, impressionou o mundo com seus gráficos superiores e a ótima jogabilidade de seus títulos iniciais.

O Playstation, por ter ganhado a liderança na indústria de jogos já em 1996, foi suportado por todas as produtoras do planeta, algumas dando exclusividade a ele, sendo a Square a mais importante, pelo prestígio que sua série Final Fantasy tem no Japão. A produtora abandonou a Nintendo e seus caros cartuchos e até hoje tem uma forte aliança com a Sony. A era Playstation se divide em antes de Final Fantasy VII e depois do jogo. A Namco, eterna rival da Sega, também foi outra adição de peso, que ajudou a impulsionar suas vendas.

O PSX tem a maior biblioteca de jogos da história, com milhares de títulos produzidos para ele até hoje. Muitos argumentam que o console é o campeão de jogos ruins, mas não há como negar que ele foi muito importante para o desenvolvimento da indústria de jogos, já que muitas séries de sucesso como Gran Turismo, Resident Evil e Winning Eleven nasceram com o Playstation.

Como se pode notar, é quase impossível listar nesta matéria todos os bons jogos lançados para o Playstation. Abaixo, alguns momentos inesquecíveis de sua jogoteca :

Jogos de playstationCriação de sitesgames psxPSXPlaystation romsPS1 Playstation 1Criando sites

Por ter sido o console mais popular de sua geração, além dos periféricos lançados pela própria Sony, o Playstation recebeu suporte irrestrito também das produtoras de hardware, que disponibilizaram para os seus usuários toda sorte de acessórios. Entretanto, um acessório em especial mudou a forma de armazenamento de games. Ele é o Memory Card, que no Japão, serviu até como adereço para o pescoço dos mais jovens. O excelente controle analógico Dual Shock também foi muito popular, e hoje equipa também o Playstation 2.

Acessórios playstation

O Playstation  continua sendo produzido até hoje, mas em março do ano passado ele recebeu modificações externas e de nomenclatura, e passou a se chamar PSOne. Isso foi um simples e inteligente truque de marketing para conquistar novos consumidores, pois o hardware continuou o mesmo.

psone

Junto com as mudanças, o PSOne ganhou conexão com celular (que no Japão é muito barato para conexão à Internet) e uma simpática tela de matriz ativa para tornar o console ainda mais portátil, podendo ser levado para qualquer canto.

psone acessórios

Com um marketing agressivo, um ótimo hardware, e principalmente, uma biblioteca de jogos vasta e de qualidade, a Sony conseguiu desbancar as veteranas Sega e Nintendo, e entrou definitivamente para a história dos videogames com o seu primeiro console. 

O Playstation/PSOne já vendeu mais de 100 milhões de unidades desde o seu lançamento, em 1994. Ele é o videogame caseiro mais bem sucedido da história, o que é um feito realmente notável para uma iniciante no mundo dos jogos.

Pockestation

* O Pockestation, um cartão de memória + micro-console, foi lançado no Japão para rodar minigames inclusos nos CDs dos principais clássicos, como Final Fantasy IX (foto acima).  

Dragon quest 7 psx

** Os últimos serão os primeiros. Dragon's Quest VII, lançado em Agosto de 2000 no Japão, vendeu 4 milhões de unidades no território, sendo o jogo de PSX mais vendido da história. Ele chega nos EUA em Novembro de 2001 (foto acima).

 

Um pouco mais da história

PlayStation é um video game da Sony, lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e em 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos. Desde o seu lançamento até 2006 (quando sua produção fora extinta), o PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades, superado pelo seu sucessor, o PlayStation 2.

A origem do PlayStation remonta a 1990, quando a Nintendo planejava um acessório de CD para o Super Nintendo. A Sony fora acionada para fabricar o acessório, mas vários desentendimentos entre as duas empresas fizeram a Nintendo optar por trocar a Sony pela Philips. O aparelho já se encontrava em avançado desenvolvimento e a Sony decidiu lançá-lo no mercado como um console de Videogame independente, fazendo esse anúncio em 1993. A Nintendo tentou medidas judiciais para impedir o lançamento e a fabricação, mas perdeu em várias instâncias nos Estados Unidos e Japão.

Com o lançamento em 1995, a maioria dos jogos disponíveis foram bem-vendidos (Toshinden, Ridge Racer, Twisted Metal). Mas a Sony também desenvolveu seu próprio jogo, o Gran Turismo, que fez muito sucesso. A Sony também desenvolveu um acessório em 1997 que se tornou muito popular: o memory card. O memory card (ou simplesmente cartão de memoria) permitia salvar dados dos jogos e continuar o jogo na mesma fase que parou. Isso já ocorria em alguns jogos de consoles mais antigos, mas era uma tecnologia atrelada ao cartucho e não ao console. Os memory cards foram uma novidade para época e praticamente todos os jogos tinham suporte.

O PlayStation enfrentou uma média crise com o lançamento do Sega Dreamcast em 1998 (Japão) e 1999 (EUA) as vendas do aparelho cairam 23%, fazendo com que algumas produtoras deixasem de produzir jogos para o aparelho para produzir jogos para o mais novo rival. O Dreamcast possuía uma tecnologia muito mais avançada, com 128 bits e 64 canais de audio e video e com gráficos muito mais aproximados da realidade. Infelizmente, logo em 2002, foi descontinuado pela SEGA.

O PlayStation teve sua produção encerrada em 2006.


 

Versões

O primeiro PlayStation possui um estilo típico para sua época, uma "caixa" cinza composta de uma unidade leitora de CD-ROM e ranhuras para memory cards(cartões de memória que armazenam informações dos jogos) e entradas para joysticks. O console passou por uma re-estilização em 2000, ficou menor e com linhas arredondadas sendo chamado de PSone e substituiu o PlayStation original até 2006.

 

Sucessores

Seu sucessor, fabricado na sua segunda versão, o PlayStation 2 foi lançado em 2000 com a promessa de revolucionar o ambiente doméstico, pois possui a capacidade de tocar filmes em DVD e competir com os modernos jogos de computador 3D. A segunda versão também passou por uma re-estilização no final de 2004, sendo 60% menor e chamado de Playstation 2 Slim. Graças à grande e variada biblioteca de jogos, o PS2 vendeu mais de 120 milhões de unidades, se tornando o console mais vendido da história.

Em 2005 a Sony lança o PSP - PlayStation Portable é a versão portátil do PlayStation. É voltado ao público adulto, e pode reproduzir filmes, visualizar imagens de câmeras digitais, tocar músicas no formato MP3, além de, é claro, rodar jogos de alta qualidade em qualquer lugar com ajuda de uma bateria recarregável. A qualidade dos jogos (gráficos) está entre o PlayStation e PlayStation 2.

Em 2006 a Sony lança o PlayStation 3, com recursos avançados do chip Cell e armazenamento em discos Blu-Ray, o novo formato de midia da Sony. Por conter tecnologias muito avançadas é um console caro, foi lançado em duas versões: uma de U$499 e outra U$599. Em 2007 esse preço baixou para U$399 na sua versão mais barata mas sem a compatibilidade com jogos de PS2.

 

Vendas em Portugal e Brasil

Em Portugal, todos os consoles PlayStation são distribuídos oficialmente pela Sony Computer Entertainment Portugal, tendo sido anteriormente distribuídas pela PT Multimédia com autorização da Sony europeia. Há postos de assistência técnica espalhados por todo país, linha directa de apoio consumidor e jogos vendidos (oficialmente) segundo o calendário europeu de lançamentos.

No Brasil, o PlayStation não foi vendido oficialmente porque a Sony não se dispôs a concorrer com a pirataria, ao contrário de suas concorrentes Sega/Tec Toy e Nintendo: o presidente da Sony Brasil, Minoru Itaya, disse em duas oportunidades que devido a pirataria não há como montar e vender os consoles no país. Apesar disso, há um grande "mercado informal" de consoles e jogos conduzido por contrabandistas e pirateadores. Estima-s que há mais 2 milhões de usuários no país alimentando uma lucrativa industria da pirataria de jogos eletrônicos que são vendidos em camelôs, lan houses e locadoras.

 

Especificações

  • CPU: 3000C (R3051) 32bit RISC rodando a 33.8 MHz
  • GPU 3D: embutida na CPU, capaz de gerar 300.000 polígonos por segundo e mapear 200.000 polígonos texturizados.
  • GPU 2D: separada da CPU num chip próprio. Capaz de gerar até 16.7 milhões de cores, com resolução em até 640x480 pixels.
  • Som: pode reproduzir fontes em PCM em até 24 canais e qualidade de CD (44.1 Khz). Suporta o formato MIDI.
  • Memória: 2 megabytes de RAM, 1 megabyte de RAM dedicada a vídeo.
  • CD-ROM: 2x, toca CDs de audio.
  • Multiplayer: permite que até 3 jogadores joguem simultaneamente com joysticks e multitaps.
PlayStation
A primeira versão do Playstation
Fabricante Sony Computer Entertainment
Tipo Console de videogame
Família do produto PlayStation
Geração 5ª geração
Lançamento Japão 1994-dez-03 (JAP)
Estados Unidos da América 1995-set-09 (EUA)
Europa 1995-set-29 (EU)
Descontinuado 23 de março de 2006
CPU MIPS R3000 a 33,8688 MHz
Mídia CD-ROM
Sistema de Armazenamento Cartão de memória: 128 KB
Controladores 1 a 8 gamepads, DualShock
Unidades vendidas 102,49 milhões
Jogo mais vendido Gran Turismo 10,85 milhões
Conectividade PocketStation; Porta paralela
Sucessor PlayStation 2




 

 

 

lajeado .:. Informatica lajeado rs notebook lajeado rs suprimentos lajeado rs computadores lajeado rs cadeiras lajeado rs cadeira secretaria giratoria lajeado rs cadeira diretor lajeado rs cadeira presidente lajeado rs cadeira giratoria pink lajeado rs cadeira secretaria linha gaudi lajeado rs cadeira secretaria giratoria linha young lajeado rs lajeado-rs, softwares, programas, sites, lajeado, site lajeado, regiao dos vales, paginas, internet, multimidia, animação, portais, dinamicos, site dinamico, sites dinamicos, loja virtual, lojas vistuais, e-commerce, venda online lajeado rs Gestor Total lajeado rs loja de informatica de lajeado rs